Exposição do Sesc conta histórias do esporte na região com presença do Jacareí Rugby

Foto: Ícaro Leal

Durante os dias 4 de janeiro e 1º de março de 2020, o Sesc de São José dos Campos (SP) conta histórias do rugby na região com a exposição “Vale do Rugby”. O Jacareí Rugby estará presente no evento com peças, fotos e participação em atividades da mostra. A curadoria é do historiador Victor Ramalho.

O esporte de origem inglesa é praticado no Brasil desde o século XIX e se enraizou em São José dos Campos e região nos últimos 30 anos.

A partir da projeção de um campo de rugby e suas regras básicas, o público tem a oportunidade de navegar pela história desta modalidade olímpica e centenária. As imagens contam as origens do esporte no mundo e como chegou ao Brasil. Durante o percurso, o visitante pode apreciar objetos utilizados na prática do jogo, como a bola, o livro de regras, troféus, medalhas conquistadas pelo Brasil e por equipes do Vale do Paraíba.

As Seleções Brasileiras também estão presentes na exposição e ganham um toque regional com a história da chegada do esporte no Vale do Paraíba, com foco nas cidades de Jacareí e São José dos Campos.

Integrando a mostra, um mapa apresenta as principais referências na região, indicando locais onde o esporte é praticado ou já esteve presente. Há também exibição de vídeos documentários que mostram quais são os valores e a filosofia do rugby.

A área da exposição se estende pelos espaços do Sesc, onde grandes painéis fotográficos com imagens do rugby feminino, masculino, adulto, juvenil e em cadeira de rodas, oferecem ao visitante a oportunidade de observar de perto os movimentos e ouvir os sons da modalidade.

 


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *