Jacareí é contemplada com mais uma edição do projeto “A Praça é Sua”


O Ministério da Cidadania e o Instituto CCR apresentam o projeto “A Praça é Sua”. Com realização da Cristiana Gimenes Produções, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, o projeto vai proporcionar mais um dia de atividades culturais gratuitas para a comunidade de Jacareí. O evento acontecerá a partir das 15h30, domingo, dia 1o de dezembro, no Parque da Cidade.
“A Praça é Sua” é itinerante e já visitou sete cidades, no Alto Tietê e no Vale do Paraíba, reunindo cerca de 3 mil pessoas em suas intervenções de teatro, show com palhaços e musicais. A cidade de Jacareí já recebeu o projeto no mês de junho, porém acontecerá mais uma edição do “A Praça é Sua” na cidade, viabilizando, dessa maneira, o acesso à cultura e lazer a um número maior de pessoas. Será possível realizar um dia de programação a mais do que o previsto na proposta original devido a uma gestão responsável e eficiente dos recursos disponibilizados para o Projeto e também à parceria com as prefeituras por onde passou. Com o objetivo de fomentar a economia criativa local e difundir as manifestações artísticas da região, foram contratados, através de um Edital, artistas que atuam na região do Vale do Paraíba, nas áreas de teatro, circo, dança, música ou linguagens híbridas, inclusive tradições populares. A seleção dos trabalhos que se apresentam no projeto “A Praça é Sua”, fica a cargo de Cristiana Gimenes, idealizadora do Projeto.
Na programação, as performances “Leia Sua Sorte!” e “Pode Chegar, Freguesia!” propiciam um momento de interação entre o público presente e os artistas da Cia em Cena Ser, que transformam citações literárias em bons presságios e levam poesia, para alegrar as crianças e adultos presentes.
Nesta edição, também haverá uma Mostra de Dança com a participação de cerca de 30 alunos das turmas iniciantes das Oficinas de Jazz Dance da Fundação Cultural de Jacareí. A mostra é coordenada pela professora Isildinha Prado.
A Cia de Teatro Titerritório, exibirá a arte do teatro de bonecos com o espetáculo “Rabanete, Rapunzel”. A tragicomédia vai mostrar as aventuras e desventuras de Rapunzel, a menina de longas tranças aprisionada em uma torre. A ideia é que os fantoches de luvas, de varas e as silhuetas, envolvam crianças e adultos numa atmosfera lúdica de muita alegria e riso, preservando viva a tradição de construir bonecos artesanalmente e utilizá-los para contar as mais diversas histórias. O conjunto Sabiás da Mantiqueira apresentará o sofisticado gênero musical brasileiro Chorinho. O grupo regional tem repertório baseado nos grandes compositores do gênero, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir de Azevedo, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Altamiro Carrilho, entre outros. Durante a apresentação, será contada um pouco da história e do surgimento do Choro no Brasil e explicada a função
de cada instrumento no conjunto.
O destaque da programação é a Oficina gratuita de Confecção de Caleidoscópio com projeção, que será oferecida ao público pela Cia em Cena Ser. A partir da produção de caleidoscópios, com orientação de educadores, as pessoas poderão posicionar suas criações em frente a uma câmera. Este equipamento, acoplado a um projetor, possibilitará que as pessoas projetem suas imagens em muros e paredes, compartilhando sua obra com todos. A oficina promove a interação entre adultos e crianças, que se juntam na confecção dos instrumentos. Um caleidoscópio ou calidoscópio é um aparelho óptico formado por um tubo de papelão e pequenos fragmentos coloridos, que, através do reflexo da luz exterior em espelhos inclinados, apresentam, a cada movimento, combinações variadas e agradáveis de efeito visual.
Programação
Oficinas de Jazz Dance da Fundação Cultural de Jacareí
– 15h30- Performances Literárias “Leia Sua Sorte” e “Pode chegar, Freguesia” e mostra
de Jazz com alunos das
– 16h- Grupo de Choro “Sabiás da Mantiqueira”
– 17h- Teatro de Bonecos “Rabanete Rapunzel”
– 18h- Oficina de Caleidoscópio com projeção.


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *